Boas, complicado?? Num samurai nada é complicado, filtro de ar?? Meia duzia de parafusos e esta feito se souberes comprar o filtro com as referencias certas nada falha, filtro de gasoleo, óleo nada de muito complicado o do gasoleo facil acesso o mais complicado pode ser mesmo conseguires tiralo fora mas com uma chave de filtros o problema fica resolvido, o de óleo é maiadifícil pelo local onde esta mas nada de quebra cabeça com tempo e paciencia e principalmente calma la se consegue tirar, quanto a tirares o oleo nada mais que uma pequeno bujao por baixo de facil acesso para acrescentar no proprio local de veres o nivel de óleo e são mais ou menos 7 litros anda a volta disso "pelo menos no meu" quanto ao tipo de oleo não te sei dizer ao certo mas acho que no meu 1.9td meto 15w-40 mas não seiao certo depende do uso que lhe dás mas pelo que sei e pela "lógica" quanto maia fino mas depressa lobrifica mas com um 15w-40 metes o jipe a trabalhar aguentas uns minutos ou até segundo e ja podes arrancar a vontade com um 10w40 das a chave e tens logo o motor todo pronto a andar mas quando a isso não te posso dar certezas mas no meu e por mais esperiencias com o mesmo motor em vitaras 15w40 é o mais utilizado mas espero que alguém mais especialista te saiba ecplicar melhor espero ter ajudado e bom trabalho no samurai 😉