Pelo que tenho lido, agora em questão de homologações. só mesmo o LTA, em Braga (e também fazem testes uma ou duas vezes por semana em Santarém, penso).
Existem muitos contras em ir ao LTA. Eu já fui, porque alterei a medida de pneumáticos ma Berlingo e mais ninguem me passava uma declaração. Na altura paguei 150€ + 30€ para pedir o novo livrete no IMTT. Agora a LTA leva 180€.
Eu acho MUITO caro. Muita gente reclama que é barato porque uma multa sai mais cara mas para o trabalho que fazem é muito dinheiro.
Durante o teste, enfiam-se duas pessoas no teu carro e vão dar uma volta com ele. Verificam se a velocidade no velocímetro é igual ou superior à real (com uma margem de erro de 10% se não me engano, mas nunca pode ser inferior à real).
Após isto, fazem uns zerinhos e uns 8 com o carro para ver se os pneus não roçam em lado nenhum (Não podem levar espaçadores de nenhum tipo!)
Depois verificam índices de carga dos pneus e se saem ou não fora da carroçaria e tiram uma foto ao carro.
No dia, NÃO te dizem se está tudo OK (a mim não me disseram, e eu pedi). Informam apenas que irei receber posteriormente em casa uma carta com o resultado do teste. Se passarem, recebem uma folha toda pipi e toda cheia de apetrechos para impedir falsificações, com a foto do carro, para levarem ao IMTT e pedir novo livrete com a medida.
Todo o teste leva uns 15 minutos e cobram-te 180€ (quanto é que vocês ganham à hora?)...
Mais:
> Têm de ir com os pneus montados, ou seja, têm de gastar dinheiro a comprar pneus, monta-los, andar com eles ilegalmente até ao centro deles, etc. E correm o risco de, porventura, não passarem no teste e ficam, como se diz aqui no norte, "agarrados aos tomates"!
Para fazerem novo teste, de repetição, na altura que o fiz tinha de pagar um novo teste (mais 150€). Agora parece que permitem uma nova "reinspecção", a troco de praí 50€, mas não estou bem informado acerca disso.
> Por cada medida de pneus que se queira averbar, são 180€. Não importa se são medidas equivalentes à original nem nada, mesmo existindo tabelas para isso. Por exemplo, no carro da minha carrinha, 195/50 R15 tem um diâmetro redondamente equivalente a 195/45 R16, mantendo-se a largura e tudo o resto. Portanto, teoricamente é uma medida que dá no carro, segundo os parametros que eles avaliam (velocidade, espaço nas cavas para não roçar e não sair fora). Mas isso, para eles, não interessa.
No entanto, são muitas vezes a unica alternatica de se averbar uma medida no livrete, como foi no meu caso.
A Suzuki realmente no passado trabalhava muito bem pelo que vejo. Assim se trabalha! Ficavam logo com um roll de medidas, por 40€. Já li algures num forum, já não me recordo se não foi mesmo até neste, que existia alguém em Guimarães ou em Braga que passava um papel tipo o da Cimpomovel, com várias medidas.
Quanto às cores do livrete, pinta isso à vontade. Tal como disseram, a cor verde tem de ser a predominante. O resto metes as que quiseres. Os carros comerciais vêm geralmente com essa inscrição no livrete também, para o caso de o utilizador querer colocar publicidade