| Teoria, segunda ronda... (1.9TD) | |
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Autor | Mensagem |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Seg Abr 11, 2011 12:22 pm | |
| Como é do conhecimento de quem tem os 1.9TD, um dos famosos problemas destes motores é o aquecimento deles.
Eu queria arranjar maneira de melhorar o arrefecimento do bicho.
Pensei em 2 alternativas: - Alterar a ventoinha para mecanica, como outras que se veem por ai - Arranjar maneira de activar a ventoinha a partir de um comando dentro do carro, mas apenas a "meia" velocidade, para manter um fluxo constante de ar a chegar ao motor.
O que opinam os colegas sobre isto?
Qual será a melhor maneira? Analisando custos e complexidade?
Obrigado. | |
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bcoutinho
Número de Mensagens : 45 Idade : 43 Localização : Vila Nova de Santo André Data de inscrição : 18/03/2011
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 12:23 am | |
| Boas,
Por acaso tb ja andava a pensar nessa situação e foi falar com um mecanico que me aconselhou a por um interruptor no interior do carro e quando fosse para o mato podia acionar mais cedo....
A ventuinha mecanica não sequer aonde pode ser instalada mas tb é uma boa opção pois esta sempre a funcionar penso eu ..... | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 12:27 am | |
| Colocar a ventoinha electrica sempre a funcionar é porreiro.
Mas não pode ser na velocidade maxima, pois esforça o alternador e por consequencia o proprio motor. Provocando que o motor "perca" força para alimentar o alternador.
A ideia seria alimentar a "meia carga" a ventoinha sempre (via interruptor) mas manter o sistema normal que disparava caso a temperatura subi-se como normalmente.
Tenho que ver se descobro o esquema electrico do Vitara. | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 1:57 pm | |
| vou dizer uma coisa sobre este motor:
este motor é mesmo para trabalhar "quente"
uma coisa simples de se fazer para contornar é tirar apenas o termostato mas apenas no Verão; a alternativa de pôr a trabalhar a ventoinha, não é boa; uma alternativa a isto é por mais uma ventoinha, se bem que neste carro sinceramente nem sei onde por porque não sei onde cabe...
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Ric
Número de Mensagens : 19 Idade : 47 Localização : Setúbal Data de inscrição : 22/08/2009
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 2:14 pm | |
| Boas Podes tentar por um termocontacto a disparar mais cedo.
Eu tou a pensar em por electrica. A minha tem o viscoso e quando arranca nota-se muinto (pior q ligar o AC).
http://www.spalusa.com/store/main.aspx
Isto é bom , acho q se vende cá , e tambem existe controlador para arrancar lentamente | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 3:09 pm | |
| - lb escreveu:
- vou dizer uma coisa sobre este motor:
este motor é mesmo para trabalhar "quente"
uma coisa simples de se fazer para contornar é tirar apenas o termostato mas apenas no Verão; a alternativa de pôr a trabalhar a ventoinha, não é boa; uma alternativa a isto é por mais uma ventoinha, se bem que neste carro sinceramente nem sei onde por porque não sei onde cabe...
Todos os motores de combustão são para trabalhar quentes... Elabora porque dizes que a alternativa de por a ventoinha a trabalhar a meio gás não é boa. Gostava de perceber o teu ponto de vista. | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 3:10 pm | |
| - Ric escreveu:
- Boas
Podes tentar por um termocontacto a disparar mais cedo.
Eu tou a pensar em por electrica. A minha tem o viscoso e quando arranca nota-se muinto (pior q ligar o AC).
http://www.spalusa.com/store/main.aspx
Isto é bom , acho q se vende cá , e tambem existe controlador para arrancar lentamente Sim, é boa ideia o controlador. Até por exemplo, só arrancar a meio gás e progressivamente após o motor estar a trabalhar á 10 minutos. | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Ter Abr 12, 2011 3:21 pm | |
| - lfteixeira escreveu:
- lb escreveu:
- vou dizer uma coisa sobre este motor:
este motor é mesmo para trabalhar "quente"
uma coisa simples de se fazer para contornar é tirar apenas o termostato mas apenas no Verão; a alternativa de pôr a trabalhar a ventoinha, não é boa; uma alternativa a isto é por mais uma ventoinha, se bem que neste carro sinceramente nem sei onde por porque não sei onde cabe...
Todos os motores de combustão são para trabalhar quentes...
Elabora porque dizes que a alternativa de por a ventoinha a trabalhar a meio gás não é boa. Gostava de perceber o teu ponto de vista. não é isso; este motor tem uma temperatura exterior maior do que o normal por uma grande razão: ocupa o espaço quase todo da baia do motor, mas para se ver que aquece bastante, é pôr o ar condicionado a trabalhar e a ventoinha dispara ao pontapé... a ventoinha de origem estar sempre a trabalhar vai dar cabo dela mais cedo que o previsto e diga-se que quando ela trabalha, trabalha mesmo a sério; é como eu disse: no Verão dá para tirar o termostato que dá perfeitamente e o problema fica resolvido (já fiz isto, mas desaconselho vivamente nas outras estações!!) uma nova ventoinha que se ligue manualmente em conjunto com aquela que lá está é também uma das boas formas de baixar a temperatura, mas como eu referi, não sei onde montá-la porque não vejo espaço; outra forma é um radiador de óleo!! outra maneira é por uma rede mosquiteira ou em favo de mel à frente e no párachoques abrir buracos, etc. etc... | |
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banza
Número de Mensagens : 47 Localização : Seixal Data de inscrição : 24/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Qui Abr 14, 2011 2:42 am | |
| e meter um radiador mais largo??? alguem pensou nisso?? | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Qui Abr 14, 2011 2:44 am | |
| - banza escreveu:
- e meter um radiador mais largo??? alguem pensou nisso??
É uma ideia interessante, existe espaço para isso? | |
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banza
Número de Mensagens : 47 Localização : Seixal Data de inscrição : 24/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Qui Abr 14, 2011 2:49 am | |
| no meu (samurai ) existe algum, nem que se troque de ventoinha, para umas mais estreitas da FK | |
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jcm
Número de Mensagens : 431 Idade : 50 Localização : fermil de basto Data de inscrição : 27/08/2009
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Qui Abr 14, 2011 3:39 pm | |
| boas ha termoestatos de varias temperaturas e valvulas de desparo da ventoinha tambem porque nao meter um termoestato a abrir mais cedo e uma valvula a disparar mais cedo tambem? o que controla a temperatura num motor é na minha ideia o termoestato e a valvula de disparo posso estar enganado é so a minha ideia | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Sex Abr 15, 2011 7:11 am | |
| boas existem varias dicas para arrefecer e tirar partido do motor 1.9TD ... mas quase todas só se aplicam para estrada e nao para OffRoad, pois ai por norma anda-se devagar logo o arrefecimento é mais dificil...
Soluções para estrada:
- IC de origem - Abertuda de todos os buracos da entrada de ar do capom - tapar as falhas interiores do capo de modo a que o ar vá directamente para o IC e para a cabeça do motor e admissão - Filtro Ar conico - Tubagem ar em aluminio - ERG off - Catalizador fora
mesmo com turbo e bomba injectora de origem a difrença é abismal...
Soluções para TT:
- ventoinha ligada a uma 2ª bateria com interruptor ou á principal mas ai tem de se por uma especie de dijuntor para nao dar cabo do alternador.
atenção a ventoinha convem se de um golf IV ou de um Audi A3 sao melhores que a do Vitara...
A rede de favos é do pior que se pode por... pode nao parecer mas passa menos ar por ela ... | |
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pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Sex Abr 15, 2011 11:06 am | |
| tambem tenho a ideia disso da rede... porque com as grelhas , faz tipo lamina e o vento continua com fluxo pro radiador, enquanto a rede, é como se batesse numa parede e o vento passa mas mais devagar, porque bateu na "parede" primeiro , apesar de parecer o contrario , acho que na realidade é assim, o nos carros que já veem de origem com rede, os favos são de tamanho de moedas de 2 € ou bolas de golf, bem abertos | |
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lfteixeira
Número de Mensagens : 2226 Idade : 43 Localização : Braga Data de inscrição : 19/11/2010
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Sex Abr 15, 2011 3:58 pm | |
| Ena, obrigado a todos pelas participações.
Era isto que pretendia, colocar em cima da mesa as diversas opções.
Como diz o Santinhos, para estrada é facil. E em estrada não me queixo.
O problema é quando ando offroad.
É que a ventoinha sempre a funcionar é muito violenta... Dai querer arranjar uma solução que mantenha um fluxo constante de ar, mas que não me desgrace a bateria nem o alternador.
Vou continuar a averiguar. | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) Seg Abr 18, 2011 3:24 am | |
| Outra solução é usar um IC como o do Smart... ou seja com ventoinha... | |
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| Assunto: Re: Teoria, segunda ronda... (1.9TD) | |
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