FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
28 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 28 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Barra estabilizadora!

Ir para baixo 
+2
lb
goncalodgr
6 participantes
AutorMensagem
goncalodgr

goncalodgr


Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 28/01/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 12:59 pm

Pessoal, os apoios da barra estabilizadora estão sempre a sair do sitio!
Qual é o problema de a tirar? Eu tenho visto muito sem aquilo, mas não sei se é preciso fazer alguma alteração ou não!

Alguém me pode elucidar sobre isto!

Sou novo no mundo do tt, por isso sou gajo para perguntar aqui algumas coisas a medida que vou andando com ele!

Agradeço desde já!

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 1:15 pm

isto é assim:

tu até podes tirar as barras à vontade...........................

mas não faças as curvas a mais de 15 Km/hora em estrada, por que senão passas a andar de capacete...

quando se tira as barras, as molas tem de ter muito mais força e mais longas, para que num cruzamento do terreno ele não se vire do avesso.

em trial é bom; em andamento normal não!

mas como também já vim um Samuka sem amortecedores à frente para quando encontrasse uma lomba, saltasse logo, portanto tás a ver...
Ir para o topo Ir para baixo
goncalodgr

goncalodgr


Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 28/01/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 1:40 pm

Pois foi o que imaginei! Elas estão lá para alguma coisa :p

No fds passado num passeio, perdi um amortecedor da frente e nem se dava conta! As molas estão tão apertadasque o jipe praticamente não mexe lol
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 1:43 pm

lb, tu ja viste samurais sem amortecedores à frente, e eu estou a ver gente sem conhecimento a mandar "bocas".

Quando alguém pede uma opinião, por desconhecer, o objectivo é ser ajudada por quem conhecer melhor o assunto, e quanto a isso posso dizer-te com experiência prática que no que respeita ao samurai não tens esse conhecimento!

Atendendo à arquitectura de suspensão do samurai (molas semi-elipticas e eixo rígido) o próprio sistema faz parte do efeito da barra estabilizadora, pelo que se os amortecedores estiverem em condições e as molas estiverem boas, não vais sentir grande diferença na condução de um samurai com ou sem barra.

O meu está sem barra estabilizadora há um ano e meio e posso dizer-te que ainda esta semana a fazer as curvas da serra da lousã, Açor e Estrela ele tinha um comportamento exemplar a curvar, e garantidamente que não vinha a 15km/h, como não vinha a 30 nem a 45!

Se quiseres completar a equação, podes acrescentar que o meu samurai está mais alto e por isso mais apto a tombar também.

Se não chegar o exemplo, podes acrescentar um 1.9 com mais 5 cm que o meu e bodylift e um 1300 com spoa e digo-te que nenhum de nós andou de capacete nem com aventuras para não tombar os carros!


Se houver consciência das capacidades da viatura e do tipo de viatura que conduzimos, no caso do samurai, podes muito bem circular sem a barra!


Agora se formos falar num jimny, com helicoidais, aí digo-te que muda MUITO de figura!
Ir para o topo Ir para baixo
goncalodgr

goncalodgr


Número de Mensagens : 97
Data de inscrição : 28/01/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 1:51 pm

Mas se calhar em vez de uns 205 deverei meter uns pneus mais largos para dar mais estabilidade certo?

Eu tinha esses pneus que se ve na foto e tirei-os esta semana para ir a inspecção, e não os vou voltar a colocar, porque as rodas pesavam mais que as rodas de um patrol gr de um amigo meu! O jipe mesmo com 115 cv morria em segunda e agora com as de origem parece uma mota!

Estou a pensar meter uns 225 com mais cardado mas com as jantes de origem! E se calhar tiro a barra para experimentar, de qq maneira aquilo é facil de tirar e por, como tudo neste jipe eheh

Pessoal, não vale a pena estarem a chatear-se uns com os outros, de certeza que o LB disse aquilo com a melhor das intenções e não com a intenção de mandar bocas!

Tenham calma

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 2:14 pm

eu não tenho samuka, mas tive...

quando se tira uma barra estabilizadora ou anda-se com cuidado até conhecer limites ou altera-se amotrcedor mola e pneu por exemplo

agora andar com pneus normais, molas normais e amortecedores normais e tirar barras enquanto limite de cruzamento dele é por exemplo um valor "X", assim que a tira passa a ser "X" + "Y"...

o meu(que não é um Samuka ) mesmo com barra cruzou demais em velocidade (numa situação bizarra diga-se) e caiu para o lado; se não tivesse barra tinha capotado

claro que não falo de trial e posições de kama sutra que vejo por aí que é preciso mesmo tirar a barra e aumentar os brincos decomunalmente para ele se abrir todo e esticar-se

Uma ultima transformação em que andei, era um 1.9 Td motor Renault com brincos maiores, com pneus maiores, amortecedores XXX e estava bastante mais alto dio que é que costume;

passava por toda a folha e rolava sem problema na estrada em limites elevados derivado aos amortecedores...

são opções, nada mais; quem gosta de os levantar faz com um propósito; quem não os levanta tanto é por outro propósito que é o meu caso; gostos não se discutem;

mas daí a dizer que um carro levantado sem se ter o devido cuidado pode ser um bico de obra, ai isso é....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 2:19 pm

lb, a diferença entre tombar ou capotar não tem nada a haver com ter ou não barra...

a diferença entre tombar ou não, isso sim poderia ser responsabilidade da barra!


o desafio é o mesmo... pneus normais, molas normais (e em bom estado), amortecedores normais (e em bom estado) e experimentar a curvar com um samurai sem barra como se cruza com barra... e digam de vossa justiça se notam diferença.

Eu gostava que o meu carro tivesse velocidade para notar a diferença Smile
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 2:28 pm

estes carros "torcem"; ou estão bem mexidos e aguentam limites fora do usual ou a gente anda com cuidado para não andar às cambalhotas com eles;

nos meus poucos Km´s e pequenas transformações que já vi e mexi, noto que mal se tira a barra o curso do amortecedor é ao limite e isso arrebenta com ele em pouco tempo (eu numa picada numa vez parti os dois amortecedores traseiros e eram novos)

mas como digo; é um compromisso;
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 2:37 pm

os amortecedores partem se tiverem mal dimensionados para o curso que se tem

Alias, numa pancada às duas rodas, a barra vai deixar o amortecedor ir ao limite, tal e qual! A barra só reduz um pouco o cruzamento dos eixos, isto é, evita que uma roda suba muito quando a outra desce, forçando-as a trabalharem no mesmo sentido
Ir para o topo Ir para baixo
Ti_Samurai

Ti_Samurai


Número de Mensagens : 133
Idade : 39
Localização : Amadora
Data de inscrição : 22/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 3:03 pm

Eu ando sem barra no meu e não tenho qualquer tipo de problema...fica mais "mole" ao curvar mas nem de perto do exagero do lb de virar em curva...a não ser que abuses muito mas isso tas sujeito com ou sem barra...o samuca e bom é para andar devagarinho mas com estilo Laughing Laughing Laughing
Vais notar ao inicio o jipe a deitar-se mais mas é uma questão de habito...a minha opinião é barra off...a minha ta montada agoa para ir a inspeção e a primeira coisa que vou fazer assim que o jipe chegar acasa é tira-la de novo
Ir para o topo Ir para baixo
Ti_Samurai

Ti_Samurai


Número de Mensagens : 133
Idade : 39
Localização : Amadora
Data de inscrição : 22/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 3:07 pm

Quanto aos pneus eu andei algum tempo com os 205 e sem barra e nunca virei nem tive sustos Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 3:12 pm

Ti_Samurai escreveu:
Eu ando sem barra no meu e não tenho qualquer tipo de problema...fica mais "mole" ao curvar mas nem de perto do exagero do lb de virar em curva...a não ser que abuses muito mas isso tas sujeito com ou sem barra...o samuca e bom é para andar devagarinho mas com estilo Laughing Laughing Laughing
Vais notar ao inicio o jipe a deitar-se mais mas é uma questão de habito...a minha opinião é barra off...a minha ta montada agoa para ir a inspeção e a primeira coisa que vou fazer assim que o jipe chegar acasa é tira-la de novo

na IPO não te obrigam a levar barra Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ti_Samurai

Ti_Samurai


Número de Mensagens : 133
Idade : 39
Localização : Amadora
Data de inscrição : 22/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 3:14 pm

coolmike escreveu:
Ti_Samurai escreveu:
Eu ando sem barra no meu e não tenho qualquer tipo de problema...fica mais "mole" ao curvar mas nem de perto do exagero do lb de virar em curva...a não ser que abuses muito mas isso tas sujeito com ou sem barra...o samuca e bom é para andar devagarinho mas com estilo Laughing Laughing Laughing
Vais notar ao inicio o jipe a deitar-se mais mas é uma questão de habito...a minha opinião é barra off...a minha ta montada agoa para ir a inspeção e a primeira coisa que vou fazer assim que o jipe chegar acasa é tira-la de novo

na IPO não te obrigam a levar barra Wink

Não sabia estive a montala de proposito Mad
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 3:43 pm

So para tirar a duvida ao pessoal , desde que me lembro que nao tenho a barra estabilizadora , e ate agora voltar o jipe 0 vezes .


Curvar com alguma velocidade ? SEMPRE , para que tenho um suzuki ? é sempre prego a chapa Razz


Isso é so teorias , que devem de ser testadas pelas pessoas , e ai tirar a sua propria conclusao Razz
Ir para o topo Ir para baixo
francisco_fonseca

francisco_fonseca


Número de Mensagens : 174
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 13/01/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeQui Mar 10, 2011 5:33 am

Eu quando comprei o meu ja vinha sem ela, tenho SPOA e pneus 235-75R15, em condução não acho que fique inseguro, tanto no mato como na estrada, e ando sempre com o acelerador no fundo... Inclusive ja andei com uns pneus 195 e ai nota-se um pouco mas nada de capotar quando faço uma curva a mais de 15km/h...

Neste momento tirei o SPOA e meti a barra estabilizadora para ir à inspeção e nao noto muita diferença, nota-se alguma coisa mas nao é nenhuma exorbitância...

Quando tiver a folha verde volta ao SPOA e a barra volta a descansar...
Ir para o topo Ir para baixo
vitor1419

vitor1419


Número de Mensagens : 73
Idade : 44
Localização : Terras de Bouro
Data de inscrição : 17/02/2011

Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 5:40 pm

boas....
nem li as respostas dadas anteriormente mas vou responder por experiência própria...
Quando comprei o meu samurai a primeira coisa que fiz foi tirar a barra estabilizadora e o que posso dizer é que em todo terreno cruza muito melhor, em estrada inclina-se mais um bocadinho nas curvas mas nao é nada de especial... pouco se nota na condução...
Agora se me falares em tirar a barra num veiculo com molas helicoidais aí sim... há que ter muito cuidado...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Barra estabilizadora! Empty
MensagemAssunto: Re: Barra estabilizadora!   Barra estabilizadora! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Barra estabilizadora!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Peças usadas SJ410
» BARRA ESTABILIZADORA ??
» Barra estabilizadora Samurai
» Barra estabilizadora Suzuki Samurai
» Barra estabilizadora fora no Vittas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Samurai-
Ir para: