InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3238 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Estrali

Os nossos membros postaram um total de 72915 mensagens em 9147 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
8 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 8 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe

Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde

Ir em baixo 
AutorMensagem
miguel_156

miguel_156

Número de Mensagens : 629

Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Empty
MensagemAssunto: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 5:36 am

O Vitara pela primeira vez me deixou ficar mal de verdade Evil or Very Mad

Hoje chego a garagem, dou á chave e o motor de arranque não vira, tem bateria porque as luzes do painel nem chegam a desligar-se como o manómetro da bateria que já tinha metido indicava bateria com carga.

É como se estivesse a dar á chave e o vitara não tivesse motor de arranque.

Esta situação já me tinha acontecido varias vezes mas de longe a longe e em dias quentes mas só depois de ele estar bem quente, por ex: ir ao supermercado estacionar, fazer umas compritas de 20 minutos e quando chegava ia para por o vitara a trabalhar e nada, desligava a ignição a e de seguida voltava a tentar e já pegava normalmente, só uma ou 2 vezes aconteceu ter de esperar para ai uns 5 minutos para ele actuar o motor de arranque.

Hoje foi diferente, esteve parado na garagem 4 dias e quando vou para o por a trabalhar simplesmente o motor de arranque não respondia, vi fusíveis, vi tudo que estava para ver ao meu alcance e nada, depois de uma empurra-dela ele pegou logo a trabalhar mal o motor deu a primeira volta, desliguei-o rapidamente e voltei a tentar com a chave e a partir dai deu sempre.

Sera o motor de arranque? confused confused confused confused

Última edição por miguel_156 em Dom Fev 07, 2010 6:39 am, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 5:49 am

80% de hipoteses de teres um mau contacto na alimentaçao do motor de arranque.

com a trepidação liga... tal como pode desligar
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 6:41 am

É para ai que me inclino mas queria ouvir mais ideias de possíveis avarias deste género que já tivessem ocorrido aqui á malta
piruças

piruças

Número de Mensagens : 587

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 7:26 am

Vê o estado geral do próprio motor de arranque. Pode precisar de uma revisão (escovas normalmente).

Seja como for, com ele desligado, engata uma mudança e empurra até o motor querer vira e depois tenta dar à chave.

CumprimenTTos
Piruças
pedrolopes58

pedrolopes58

Número de Mensagens : 385

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 9:24 am

pelo que li mt provavelmente são as escovas do motor de arranque que ficam coladas, existe um truque mt simples (caseiro) que a mim e a outros colegas serviu para avaliar.
Na proxima vez que isso te acontecer, pega num martelito pequeno, vai ao motor de arranque e dá-lhe umas pancadas suaves ..podes ter de repetir isso 2 ou 3 vezes. O objectivo é descolar uma ou outras escova que tenha ficado presa e impede a rotação.
diazzz

Número de Mensagens : 188

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 10:01 am

boas
ja tive um problema parecido e não tinha nada a ver com o motor de arranque
era o canhao da ignição que fazia mau contacto de vez em quando, ate que deixou de trabalhar...
se o problema for esse é facil de resolver metes um botão á parte para fazer a igniçao.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 10:45 am

piruças escreveu:
Vê o estado geral do próprio motor de arranque. Pode precisar de uma revisão (escovas normalmente).

Seja como for, com ele desligado, engata uma mudança e empurra até o motor querer vira e depois tenta dar à chave.

CumprimenTTos
Piruças

Eu lembrei-me de fazer isso não adiantou Evil or Very Mad

diazzz escreveu:
boas
ja tive um problema parecido e não tinha nada a ver com o motor de arranque
era o canhao da ignição que fazia mau contacto de vez em quando, ate que deixou de trabalhar...
se o problema for esse é facil de resolver metes um botão á parte para fazer a igniçao.
Não me parece que seja por ai porque mal ele pegou a trabalhar depois do emporrão desliguei emediatamente a chave e mal a rodei para o por novamente a trabalhar ele respondeu logo.
Note-se que antes do ultimo recurso (empurrar) tetei por varias vezes por a trabalhar normalmente pela chave e as luzes do quadrante do conta km simplesmente perdiam um bocadinho de intencidade.
Tambem não éra falta de bateria porque quando é falta de bateria elas apagam complectamente porque o motor de arranque chupa a energia toda para ele. Suspect o que não aconteceu como tambem ele não voltava a pegar com a força que pegou na tentativa com a chave depois de ter empurrado. scratch
pedrolopes58

pedrolopes58

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 10:54 am

motors de aranque, canhão da ignição, ALTERNADOR...só mesmo estando ao pé e vendo (ao pé da noiva é que se faz o casamento)...se tiveres alguem de confiança mas ENTENDIDO na matéria aproveita, de outra forma andas sempre na fase dos se's....
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 12:53 pm

Vou ao mecanico lá para terça feira para se ver o estado das escovas do motor de arranque e as ligações do mesmo porqu as vezes ficam oxidades e provocam mau contacto.
Se alguem tiver mais alguma ideia que se chegue á frente.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 2:05 pm

Fui á pouco ao Vitara para o estacionar noutro lugar e reparei que o motor de arramque custou a virar como como se a bateria estivesse fraca, depois de andar uns metros até ao novo estacionamento desligo a ignição e quando a volto a ligar ele já não pegou mais mas agora com os sintomas normais de sem bateria No por cada tentativa que faça o manometro da bateria indica cada vez menos cargo sem recoperar. Agora sim tambem sei que tenho a bateria nas lonas e depois de umas pesquisa na net para saber qual a amperagem indicada para o vitara 1.6 de 8v encomprei isto
http://www.mail-archive.com/suzuki-net@yahoogrupos.com.br/msg55497.html study

"Ae pessoal, meu vitara jlx 96/97 8V câmbio manual não está ligando, nem
rodando o motor de arranque. Toda vez que bato arranque ouço injeção de
gasol. É a segunda vez que tenho esse problema, na primeira eu tinha trocado
a bateria uns dois dias antes, e consegui ligar depois de empurrar o carro
na garagem e engatando uma segunda (como se fosse pegar no tranco, mas não
tem espaço pra isso). Depois do tranco no motor pegou normal. Hoje tentei a
mesma estratégia e não consegui. Tô desconfiado do motor de arranque, poe
ser? Ele não dá nem sinal, nem nhénhénhé nenhum."

"tem motores de arranque que isolam quando a
bateria esta com baixa amperagem, pode ser o caso tambem"

Já agora que amperagem é recomendada para a bateria do vitara 1.6 de 1995 de 8 valvulas sem A/C nem Vidros electricos mas com uns potentes farois de nevoeiro e de longo alcance lol!
pedrolopes58

pedrolopes58

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeDom Fev 07, 2010 2:14 pm

vai a um mecanico de confiança,á partida tens 1 destes problemas..escovas e bobinagem no motor de arranque..alternador que nao carrega e a bateria passado uns tempos tá no lixo ou AMBOS na pior das hipoteses.
A bateria nao te sei dizer ao certo mas as de amperagem convencional servem perfeitamente, esse carro não é especial de corrida Very Happy , qunato ao teres farois de longo alcance e etc, desde que o alternador esteja a carregar bem isso nao é problema.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeSeg Fev 08, 2010 12:31 am

Depois de varios testes á bateria chegui á conclusão que afinal é mesmo da bateria e que quando a mesmo não tem a amperagem devida o motor de arramque nem chega a actuar. Quando acontece os sintomas que tenho vindo a descrever e nessa altura se "der mama" com outro carro a motor de arranque actua sem nenhum problema.

Os resultados obtidos dos testes á bateria com o recurso a um voltimetro foram que o alternador esta sempre a carregar a bateria uma 14,18 voltes por issso o mesmo deve estar bom, depois de estar a trabalhar e desfigando o motor a bateria fica com uma voltagem de 12,60 mas basta ligar os medios15 segundos para que a voltagem desca a pique para uns 9v e depois de desligar os medios só recupera para 11,5v / 12V mas se estiverem mais tempo ligados por ex:1 minuto depois de desligados só recupera para os 11v e ai se dermos ao motor de arranque além de ele não actuar a voltagem desce para os 7voltes e depois de desligar a ignição recupera para os 11v mas se lhe dermos a mama com outro carro o vitara pega logo a trabalhar.
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 9:40 am

Arrangei uma bateria usada com menos de meio ano de uso, antes de a meter no vitara tentei polo a trabalhar e claro estava como sempre Evil or Very Mad dava á chave e era como se o motor de arranque não existisse mas sem que as luzes dos manómetros perdessem intensidade scratch

Meti mãos á obra e depois de meter a outra bateria foi só dar um toque de ignição para que o vitara voltasse á vida, já fiz varios testes deixando as luzes ligadas um bom bocado e depois voltar a liga-lo e claro sempre pronto para dar uma volta.

Fica já o aviso á tripulação há certos motores de arranque nos vitaras que se a amperagem da bateria nã estiver boa o motor de arranque nem chega a a trabalhar. Antes de se começarem a fazerem diagnósticos de uma possivel avaria no motor de arranque ou no canhão de ignição dêem-lhe "mama" com outro carro para ver os resultados
pedrolopes58

pedrolopes58

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 11:00 am

as avarias por e'mail ou msg raramente de arranjam...como te disse " o casamento faz-se ao pé da noiva", terias sempre de testar novas hipoteses e na certa, se não desses com o problema levá-lo a um mecanico..por acaso estive a ver a bateria do meu vitara e essa questão da amperagem é um bocado relativa..basta dizer que tenho a bateria de um ford focus no vitara...de qualquer modo dá uma olhadela geral nos principais componentes ...
miguel_156

miguel_156

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitimeTer Fev 09, 2010 2:08 pm

Quando me refiro á amperagem não é a anunciada na Bateria mas sim á que ela tem neste momento, a minha tinha quase 13 voltes de corrente mas estava com a amperagem muito baixa por isso quando dava á ignição a voltagem baixava para os 9 voltes e nem o motor de arranque se chegava a mexer dai parecer que era o motor de arranque "colado".

Assim que tiver mais tempo eide ver como esta as ligações ao motor de arranque e do alternador visto esta zona criar muita oxidação e provucar maus contactos e limitando as passagens de corrente.

Sempre que posso o mecanico cá de casa sou eu cheers
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde   Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde Icon_minitime

Vitara gosolina 8v motor de arranque não responde
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mais 1 Vitara 2.0 HDI "Margarido666"
» Suzuki Vitara Longo 19td só as peças
» Depósito de refrigeração vitara (URGENTE)
» Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
» barra de direçao central

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: