| 2 perguntas de mecânica | |
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Autor | Mensagem |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 12:58 am | |
| Oi!
Eu nisto de mecânica sou um grande nabo e antes de ir com o carro ao médico, gostava de ter umas luzes. Até porque nesta altura do ano o carro é o veículo de eleição e não me dá jeito nenhum ficar sem ele um par de dias. Se puder esperar pela revisão (Abril ou Maio) melhor.
Cá vai:
É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase? Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova.
Outra questão, hoje estive a ver os níveis do carro, com ele já quente e com o chão direito, e está tudo bem com o óleo do motor, óleo da embreagem, óleo da direcção assisitida e óleo dos travões. Chegou ao líquido refrigerante e está abaixo do mínimo!
Repus o nível com anti-congelante e deixei o carro a trabalhar um bocado. Não vi nenhuma fuga e o termometro não passou de meio da escala para cima. O óleo do motor não tem espuma nem está cor de café com leite. A cabeça do motor foi rectificada há uns 7000 kms e a junta é nova e de origem. Para aonde vai o liquido? Será que nos 5 minutos que deixei o carro desligado para assentar o óleo do motor, não houve tempo para o liquido refrigerante voltar dos radiadores e motor ao vaso de expansão?
O que me trás mais 2 questões: tenho posto anti-congelante puro, que água devo usar para o diluir? Água da torneira ou água destilada? E por fim, porque razão, ao fim de 1000 e tal kms com ele nunca consegui pôr a ventoinha do radiador a trabalhar? O carro nunca aquece, tanto que até tenho alguma dificuldade em ter ar quente a sair da chaufagem, e a única vez que o termometro subiu a mais de metade da escala foi quando furou um tubo que vai do radiador para o motor e que foi logo reparado.
Desculpem tamanho testamento logo de manhã, mas ando com isto a moer-me o juízo e como disse ao início, não quero ir ao mecânico sem nenhuma noção.
Abraço | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 3:14 am | |
| Em relacao ao liquido de refrigeração, falo por mim que ja tive um samurai 1.9td e agora tenho um vitara 1.9td e devido ao enorme aquecimento do motor o liquido vai-se que nem vinho :green: ja tenho meu vitas á quase 4 anos perto de 40 mil feitos, sempre a andar bem e sempre a por liquido, nao é defeito é feitio.
Do meu ponto de vista: Regra nº 1 - nao inventes problemas, se pega bem, anda bem, nao faz barulhos ou fumos esquizitos é porque esta bom, é so ires repondo o liquido... | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 3:29 am | |
| Oi! Pois, como disse na minha apresentação, apesar de ter tido uns quantos carros e muitas motas, nunca tive um 4x4 nem um carro a diesel. Aliás, Suzuki só tive 2 motas! O senhor que me vendeu o carro bem me avisou para ver os niveis semanalmente, o que me pareceu um exagero. Mas realmente o manual do proprietário diz para o fazer no que respeita a óleos. O liquido refrigerante, ao estar num sistema fechado só deveria desaparecer devido a uma fuga. Até porque ao ser reposto com anti-congelente puro nem a evaporação deveria ser uma questão. Enfim, tenho de comprar mais e entretanto, diluir o que tenho... E daí perguntar se pode ser com água da torneira ou tem de ser com água destilada. Tirando isto, só mesmo a cena dos ruídos e resistência ao virar o volante parado ou a sair de um estacionamento é que me fazem pensar numa ida forçada ao senhor doutor... Obrigado pela resposta, já fiquei mais descansado! Abraço | |
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Santinhos
Número de Mensagens : 418 Idade : 45 Data de inscrição : 04/01/2011
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 7:38 am | |
| Eu por norma meto sempre liquido de refrigeracao (verde ou vermelho) do Continente é mais barato... e seja barato ou caro ele vai-se mesmo ... e claro anda sempre uma garrafita de liquido no carro... Agua nunca so em ultimo recurso, pois vai enferrujar e dar cabo de tudo o que nao é plastico ou borracha, sempre agua destilada ou liquido de refrigeracao "ja feito" barulhos é o que nao falta nesse carro tens de ta habituar Oleo nunca bebeu, faço mudança de 10 em 10 mil e nunca tive de repor niveis e ja vai com 230 mil o motor... em relacao á direção nao é normal esses sintomas, algo nao deve estar a 100% espero que nao seja nada dispendioso... | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 7:44 am | |
| Pois... Tenho a esperança que não seja muito mais do que afinal o tempo da correia e/ou lubrificar algumas peças... Eu falava em dliuir o anti-congelante porque no rotulo fala em diluir 50%-50% com água. Logo já passo na Norauto e trago um garrafão de anti-congelante e outro de água destilada. Realmente é uma máquina muito barulhenta. Desde o ralenti extremamente ruidoso a uns barulhos irritantes no tablier. Sacanas dos japoneses! | |
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pedro_evil
Número de Mensagens : 1495 Localização : norte-centro Data de inscrição : 27/11/2007
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 12:55 pm | |
| um modelo com 20 e tal anos, não se pode exigir grandes comodismos e confortos | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 1:23 pm | |
| é pá, o meu machibombo ainda não tem 20 anos... safa! | |
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Silva
Número de Mensagens : 574 Idade : 49 Localização : Torres Vedras/Lx Data de inscrição : 23/04/2008
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 3:12 pm | |
| - cardona escreveu:
- Sacanas dos japoneses!
Provavelmente será espanhol como a maioria e ñ japonês e acredita que pelo que dizem os espanhóis, os Suzuki que saíram da fábrica de liñares são muito diferentes (em qualidade) dos originais do Japão. | |
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zeribas
Número de Mensagens : 703 Idade : 57 Localização : Várzea de Sintra Data de inscrição : 01/03/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Qui Nov 21, 2013 6:48 pm | |
| - cardona escreveu:
- É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase?
Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova. Boas, isso parece-me ser sintomas de correia larga/mal afinada... escorrega, faz chiadeira e a direcção perde a assistência... | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Sex Nov 22, 2013 1:18 am | |
| - zeribas escreveu:
- cardona escreveu:
- É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase?
Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova. Boas, isso parece-me ser sintomas de correia larga/mal afinada... escorrega, faz chiadeira e a direcção perde a assistência... Essa também é a minha esperança/opinião. Menos mal, isso deve ser fácil de afinar, né? | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Sex Nov 22, 2013 1:21 am | |
| - Silva escreveu:
- cardona escreveu:
- Sacanas dos japoneses!
Provavelmente será espanhol como a maioria e ñ japonês e acredita que pelo que dizem os espanhóis, os Suzuki que saíram da fábrica de liñares são muito diferentes (em qualidade) dos originais do Japão. Há Vitaras com o motor da Mazda montados na Santana? O nº de chassis é: JSAETD31V00306328. Li algures no forum que os chassis começados por "J" são montados no Japão. | |
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lb
Número de Mensagens : 471 Data de inscrição : 19/02/2011
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Sex Nov 22, 2013 2:35 pm | |
| se ouvires chiadeira cada vez que aceleras principalmente aos arranques, vai buscar um sabão e mete nas correias todas com o motor a trabalhar
cuidado com as mãos!!!
se diminuir o barulho é daí e vai esticá-las
se for uma chiadeira rápida no arranque pode ser o rolamento de encosto da embraiagem | |
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cardona
Número de Mensagens : 195 Idade : 47 Localização : Queluz Data de inscrição : 10/10/2013
| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica Sáb Nov 23, 2013 2:10 am | |
| oi! é uma chiadeira ao rodar o volante para sair de um estacionamento ou fazer outras curvas apertas, quando rodo o volante. sobretudo com o tempo/motor frio. até houve um dia em que tive a nitida sensação de não ter direcção assistida! já falei com o sr. que me vendeu o carro e assim que me for possivel ficar um dia ou umas horas sem ele, as correias vão a afinar. ou melhor, afinar os tensores. obrigado pelas dicas | |
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| Assunto: Re: 2 perguntas de mecânica | |
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