FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
39 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 39 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 2 perguntas de mecânica

Ir para baixo 
+2
Santinhos
cardona
6 participantes
AutorMensagem
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 12:58 am

Oi!

Eu nisto de mecânica sou um grande nabo e antes de ir com o carro ao médico, gostava de ter umas luzes. Até porque nesta altura do ano o carro é o veículo de eleição e não me dá jeito nenhum ficar sem ele um par de dias. Se puder esperar pela revisão (Abril ou Maio) melhor.

Cá vai:

É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase?
Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova.

Outra questão, hoje estive a ver os níveis do carro, com ele já quente e com o chão direito, e está tudo bem com o óleo do motor, óleo da embreagem, óleo da direcção assisitida e óleo dos travões. Chegou ao líquido refrigerante e está abaixo do mínimo!

Repus o nível com anti-congelante e deixei o carro a trabalhar um bocado. Não vi nenhuma fuga e o termometro não passou de meio da escala para cima. O óleo do motor não tem espuma nem está cor de café com leite. A cabeça do motor foi rectificada há uns 7000 kms e a junta é nova e de origem.
Para aonde vai o liquido? Será que nos 5 minutos que deixei o carro desligado para assentar o óleo do motor, não houve tempo para o liquido refrigerante voltar dos radiadores e motor ao vaso de expansão?

O que me trás mais 2 questões: tenho posto anti-congelante puro, que água devo usar para o diluir? Água da torneira ou água destilada?
E por fim, porque razão, ao fim de 1000 e tal kms com ele nunca consegui pôr a ventoinha do radiador a trabalhar?
O carro nunca aquece, tanto que até tenho alguma dificuldade em ter ar quente a sair da chaufagem, e a única vez que o termometro subiu a mais de metade da escala foi quando furou um tubo que vai do radiador para o motor e que foi logo reparado.

Desculpem tamanho testamento logo de manhã, mas ando com isto a moer-me o juízo e como disse ao início, não quero ir ao mecânico sem nenhuma noção.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 3:14 am

Em relacao ao liquido de refrigeração, falo por mim que ja tive um samurai 1.9td e agora tenho um vitara 1.9td e devido ao enorme aquecimento do motor o liquido vai-se que nem vinho :green: ja tenho meu vitas á quase 4 anos perto de 40 mil feitos, sempre a andar bem e sempre a por liquido, nao é defeito é feitio.

Do meu ponto de vista:
Regra nº 1 - nao inventes problemas, se pega bem, anda bem, nao faz barulhos ou fumos esquizitos é porque esta bom, é so ires repondo o liquido...
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 3:29 am

Oi!

Pois, como disse na minha apresentação, apesar de ter tido uns quantos carros e muitas motas, nunca tive um 4x4 nem um carro a diesel.
Aliás, Suzuki só tive 2 motas!

O senhor que me vendeu o carro bem me avisou para ver os niveis semanalmente, o que me pareceu um exagero.
Mas realmente o manual do proprietário diz para o fazer no que respeita a óleos.

O liquido refrigerante, ao estar num sistema fechado só deveria desaparecer devido a uma fuga. Até porque ao ser reposto com anti-congelente puro nem a evaporação deveria ser uma questão.

Enfim, tenho de comprar mais e entretanto, diluir o que tenho...
E daí perguntar se pode ser com água da torneira ou tem de ser com água destilada.

Tirando isto, só mesmo a cena dos ruídos e resistência ao virar o volante parado ou a sair de um estacionamento é que me fazem pensar numa ida forçada ao senhor doutor...

Obrigado pela resposta, já fiquei mais descansado! Very Happy 

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Santinhos

Santinhos


Número de Mensagens : 418
Idade : 45
Data de inscrição : 04/01/2011

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 7:38 am

Eu por norma meto sempre liquido de refrigeracao (verde ou vermelho) do Continente Laughing  é mais barato... e seja barato ou caro ele vai-se mesmo Razz  ... e claro anda sempre uma garrafita de liquido no carro... Agua nunca so em ultimo recurso, pois vai enferrujar e dar cabo de tudo o que nao é plastico ou borracha, sempre agua destilada ou liquido de refrigeracao "ja feito"

barulhos é o que nao falta nesse carro tens de ta habituar Very Happy 

Oleo nunca bebeu, faço mudança de 10 em 10 mil e nunca tive de repor niveis e ja vai com 230 mil o motor...

em relacao á direção nao é normal esses sintomas, algo nao deve estar a 100% espero que nao seja nada dispendioso...
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 7:44 am

Pois...
Tenho a esperança que não seja muito mais do que afinal o tempo da correia e/ou lubrificar algumas peças... Sad 
Eu falava em dliuir o anti-congelante porque no rotulo fala em diluir 50%-50% com água.
Logo já passo na Norauto e trago um garrafão de anti-congelante e outro de água destilada.
Realmente é uma máquina muito barulhenta. Desde o ralenti extremamente ruidoso a uns barulhos irritantes no tablier.
Sacanas dos japoneses! Evil or Very Mad 
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 12:55 pm

um modelo com 20 e tal anos, não se pode exigir grandes comodismos e confortos
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 1:23 pm

é pá, o meu machibombo ainda não tem 20 anos...
safa! Sad 
Ir para o topo Ir para baixo
Silva

Silva


Número de Mensagens : 574
Idade : 49
Localização : Torres Vedras/Lx
Data de inscrição : 23/04/2008

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 3:12 pm

cardona escreveu:
Sacanas dos japoneses! Evil or Very Mad 
Provavelmente será espanhol como a maioria e ñ japonês e acredita que pelo que dizem os espanhóis, os Suzuki que saíram da fábrica de liñares são muito diferentes (em qualidade) dos originais do Japão.
Ir para o topo Ir para baixo
zeribas

zeribas


Número de Mensagens : 703
Idade : 57
Localização : Várzea de Sintra
Data de inscrição : 01/03/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeQui Nov 21, 2013 6:48 pm

cardona escreveu:
É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase?
Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova.
Boas, isso parece-me ser sintomas de correia larga/mal afinada... escorrega, faz chiadeira e a direcção perde a assistência...
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeSex Nov 22, 2013 1:18 am

zeribas escreveu:
cardona escreveu:
É normal, sobretudo em frio, ter a direcção pesada e ouvir um chiar quando rodo o volante com o carro parado ou quase?
Estive a ver hoje de manhã e tenho o óleo da direcção assistida no máximo (até está um bocadinho acima) e a correia é nova.
Boas, isso parece-me ser sintomas de correia larga/mal afinada... escorrega, faz chiadeira e a direcção perde a assistência...
Essa também é a minha esperança/opinião.
Menos mal, isso deve ser fácil de afinar, né?
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeSex Nov 22, 2013 1:21 am

Silva escreveu:
cardona escreveu:
Sacanas dos japoneses! Evil or Very Mad 
Provavelmente será espanhol como a maioria e ñ japonês e acredita que pelo que dizem os espanhóis, os Suzuki que saíram da fábrica de liñares são muito diferentes (em qualidade) dos originais do Japão.
Há Vitaras com o motor da Mazda montados na Santana?
O nº de chassis é: JSAETD31V00306328.
Li algures no forum que os chassis começados por "J" são montados no Japão. silent 
Ir para o topo Ir para baixo
lb




Número de Mensagens : 471
Data de inscrição : 19/02/2011

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeSex Nov 22, 2013 2:35 pm

se ouvires chiadeira cada vez que aceleras principalmente aos arranques, vai buscar um sabão e mete nas correias todas com o motor a trabalhar

cuidado com as mãos!!!

se diminuir o barulho é daí e vai esticá-las

se for uma chiadeira rápida no arranque pode ser o rolamento de encosto da embraiagem
Ir para o topo Ir para baixo
cardona




Número de Mensagens : 195
Idade : 47
Localização : Queluz
Data de inscrição : 10/10/2013

2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitimeSáb Nov 23, 2013 2:10 am

oi!

é uma chiadeira ao rodar o volante para sair de um estacionamento ou fazer outras curvas apertas, quando rodo o volante.
sobretudo com o tempo/motor frio.

até houve um dia em que tive a nitida sensação de não ter direcção assistida!

já falei com o sr. que me vendeu o carro e assim que me for possivel ficar um dia ou umas horas sem ele, as correias vão a afinar. ou melhor, afinar os tensores.

obrigado pelas dicas Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





2 perguntas de mecânica Empty
MensagemAssunto: Re: 2 perguntas de mecânica   2 perguntas de mecânica Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
2 perguntas de mecânica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Bomba de Gasolina Mecanica Vitara 1.6 91
» mecanica samurai
» Bomba gasolina mecanica
» Bomba gasolina mecanica
» Mecanica completa Vitara 1.9 td

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Vitara-
Ir para: