FÓRUM SUZUKI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  
Estatísticas
Temos 3284 usuários registrados
O último membro registrado é Jose almeida

Os nossos membros postaram um total de 72955 mensagens em 9153 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
vitrol
O calminis... O regresso:)
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
[APRESENTAÇÃO] - Suzuki Vitara 1.9TD by Nuno Soares
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Vitara 1.9TD, algumas duvidas e problemas!
O Samurai maçarico...
Quem está conectado?
23 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 23 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 300 em Ter Out 26, 2021 5:43 pm
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha

 

 Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 10:28 am

Boa tarde.
Comprei um grand vitara de 1998 com 160000Km, o carro pareceu-me muito bom mas quando lhe engreno a tracção as 4 e a fazer as curvas ele parece que faz saltar a traseira e faz um barulho como que uma pancada, ele tanto faz isto com as altas como com as baixas, mas com as baixas o barulho parece-me maior. Se conduzir sempre em frente o carro porta-se normal, só faz isto ao curvar.
Estou a pedir ajuda porque é o primeiro 4x4 que eu tenho e não percebo muito disto.
Obrigado desde já pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 11:43 am

parece-me que metes as 4 em estrada, alcatrão, o que é um grande erro, o que podes estar a estragar material, as 4 é só para lama/terra /neve/ condições extremas mesmo necessarias

tirando isso, vai a um mecanico que saiba sobre jipes
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 1:56 am

Eu tenho o carro a cerca de um mes, e sim experimentei a tracção em estrada, mas sempre pensei que a tracção as 4 altas era para andar em estrada, as baixas é que seriam para terra, monte, neve etc. Vou ter que o levar ao mecanico, mas queria ter uma ideia do que pode ser.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 5:13 am

Hoje em conversa com alguem que percebe minimamente de 4x4 chegamos a conclusão que poderia ser as "cruzetas", alguem já teve este problema, e já agora por quanto é que pode ficar a reparação?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Silva

Silva


Número de Mensagens : 574
Idade : 49
Localização : Torres Vedras/Lx
Data de inscrição : 23/04/2008

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSex Mar 18, 2011 1:40 pm

Se for cruzetas da transmissão não será nada por aí além mas pelo que comentas poderá haver aí outra coisa.
Nos jipes sem diferencial central só podes usar 4x4 fora do alcatrão porque senão arriscas partir material com o esforço que faz especialmente em curva. Os Land Rover por exemplo, têm diferencial central e estão permanentemente em 4x4 precisamente por isso.
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 2:27 am

Silva escreveu:
Se for cruzetas da transmissão não será nada por aí além mas pelo que comentas poderá haver aí outra coisa.
Nos jipes sem diferencial central só podes usar 4x4 fora do alcatrão porque senão arriscas partir material com o esforço que faz especialmente em curva. Os Land Rover por exemplo, têm diferencial central e estão permanentemente em 4x4 precisamente por isso.


Então por o que me dizem nunca se deve andar com a tracção as 4 em estrada, nem mesmo as altas. e se estiver a chover bastante não seria altura de engrenar a tracção as 4 altas?
Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Silva

Silva


Número de Mensagens : 574
Idade : 49
Localização : Torres Vedras/Lx
Data de inscrição : 23/04/2008

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 4:37 am

Há quem o faça mas... Rolling Eyes
Eu prefiro reduzir um pouco a velocidade! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 5:00 am

Silva escreveu:
Há quem o faça mas... Rolling Eyes
Eu prefiro reduzir um pouco a velocidade! Wink

Sim, estou a perceber, tracção as 4 só mesmo para monte. Eu peço desculpa de estar a fazer este tipo de perguntas que são basicas para voces mas para mim não, é que é o primeiro 4x4 que tenho e embora seja um apaixonado não perçebo muito disto Rolling Eyes .
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 5:53 am

De certeza que é as cruzetas , porque o barulho so faz com as retoras ligadas , se tiveres cubos manuais , desligas os cubos , e ligas a traçao e ves que ele nao faz isso .

O meu jipe anda com a homocinetica da frente assim ah mais de 2 anos vai fazer 3 e tem sempre levado umas cargas muito grandes e ainda nao se partiu , mas , pode sempre aconteçer ,
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 6:00 am

pedro_evil escreveu:
parece-me que metes as 4 em estrada, alcatrão, o que é um grande erro, o que podes estar a estragar material, as 4 é só para lama/terra /neve/ condições extremas mesmo necessarias

tirando isso, vai a um mecanico que saiba sobre jipes


Um grande erro é o que tu estas a dizer ,


Porque é que nao se pode diz la ? Pode partir ? muito mais probabilidade tem de partir com o esforço na lama e em terrenos inclinados do que em alcatrao , é claro que com as lentas ou com as altas nao vais andar a 150 km/h .

Mas alem disso nao tem qualquer problema , devido a que tu no alcatrao nunca viras a direçao toda como podes fazer em lama ou em terra ou numa pista de trial por exemplo ,
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 7:23 am

CArraCA escreveu:
De certeza que é as cruzetas , porque o barulho so faz com as retoras ligadas , se tiveres cubos manuais , desligas os cubos , e ligas a traçao e ves que ele nao faz isso .

O meu jipe anda com a homocinetica da frente assim ah mais de 2 anos vai fazer 3 e tem sempre levado umas cargas muito grandes e ainda nao se partiu , mas , pode sempre aconteçer ,

CArraCA eu não sei se tenho cubos manuais pale mas ele realmente só faz o barulho quando tenho a tracção ligada e viro muito o volante, tipo uma curva de 90º e a arrancar, porque se for em auto estrada não faz barulho nenhum.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
pedro_evil

pedro_evil


Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 10:08 am

carraca, não se estaciona no alcatrão ? não se fazem rotundas ? umas mais apertadas que outras ?

um disse um grande erro não sei aonde... os vitaras/ grand vitara , são diferentes dos samurais essas terorias como tu disseste que andas a 3 anos com uma homocinetica estragada e não há problema , exprimenta num vitara, esforçar as 4 , que vais logo apanhar os cacos do diferencial de aluminio da frente, que já não é primeira vez que acontece aqui no forum

isso das teorias há muitas
Ir para o topo Ir para baixo
Silva

Silva


Número de Mensagens : 574
Idade : 49
Localização : Torres Vedras/Lx
Data de inscrição : 23/04/2008

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 11:33 am

CArraCA escreveu:
Porque é que nao se pode diz la ?

Por acaso até vem muito explicito no manual do carro! Agora, cada um que faça como achar melhor. Na minha modesta opinião que não percebo nada disto acho que não faz falta nenhuma ligar 4x4 em alcatrão pelos vários motivos já aqui apresentados.
Ir para o topo Ir para baixo
CArraCA

CArraCA


Número de Mensagens : 276
Idade : 33
Localização : Lagos , Bensafrim
Data de inscrição : 21/01/2009

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeSeg Mar 21, 2011 12:19 pm

pedro_evil escreveu:
carraca, não se estaciona no alcatrão ? não se fazem rotundas ? umas mais apertadas que outras ?

um disse um grande erro não sei aonde... os vitaras/ grand vitara , são diferentes dos samurais essas terorias como tu disseste que andas a 3 anos com uma homocinetica estragada e não há problema , exprimenta num vitara, esforçar as 4 , que vais logo apanhar os cacos do diferencial de aluminio da frente, que já não é primeira vez que acontece aqui no forum

isso das teorias há muitas

Uma coisa é andar para a frente , outra coisa é estacionar ,

agora se disseres que quando forças . com pneus de grande tracçao , em terra ou lama , com a direçao toda virada para um lado , faz menos mal , do que fazer uma retunda em alcatrao , estas muito enganado .

agora fica para cada 1 , se quer ligar em alcatrao , ou nao , eu nao preciso , mas a meu ver nao tem grande mal .
Ir para o topo Ir para baixo
mariofogomes




Número de Mensagens : 16
Idade : 46
Localização : Ermesinde
Data de inscrição : 16/03/2011

Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitimeQui Mar 24, 2011 4:15 am

Bem ao que parece o meu carro não tem problema nenhum, ou seja o que ele faz é normal, porque como se trata de uma tracção rigida, não tem o viscoso como por exemplo o land rover freelander, as rodas de tras rodam exatamente o mesmo, logo num piso com aderencia, alcatrão seco, e a fazer curvas apertadas por exemplo rotundas apertadas ou curvas de 90º, a roda de fora tem que rodar mais que a roda de dentro como não lhe é possivel por se tratar de uma trcção rigida ela faz aquele "salto" e o barulho, se for curvas suaves tipo auto estrada isso não acontece. Não sei se fui explicito mas foi assim que percebi Smile . Quanto ao usar a tracção as 4 em alcatrão a opinião que eu recebi foi de que com este tipo de tracção não se deve usar em pisos com muita aderencia como por exemplo alcatrão seco.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Empty
MensagemAssunto: Re: Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.   Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Barulho com tracção as 4 engrenada. Ajuda.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tracção as 4 Ajuda
» Amigos barulho tac tac tac ajuda.
» Barulho esquisito ao rolar desembraiado - ajuda urgente!!!!
» Transmissao direita sempre engrenada
» Transmissao direita sempre engrenada

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM SUZUKI :: TÉCNICA :: Grand Vitara-
Ir para: