InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  
Estatísticas
Temos 3231 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de jasvieira

Os nossos membros postaram um total de 72912 mensagens em 9144 assuntos
Os membros mais ativos da semana
Tópicos mais ativos
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
vitrol
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Vitara HN by bruno
O meu Jimny
[b]Zukis de Aveiro e arredores[/b]
Apresentação Samuka Fastandfurious
Tópicos mais visitados
Vitara 1.9TD - VENDIDO.
O calminis... O regresso:)
vitrol
TERROR
Vitara 1.6 8V a GPL S.A.S
Silva - Vitara Hdi...RIP!!! :-(
O meu viTTas S.A.S ...O fIM....
Samurai Terceirense
Super Samurai
O Samurai maçarico...
Quem está conectado
7 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 7 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 268 em Sex Fev 04, 2011 11:50 am
Conectar-se
Nome de usuário:
Senha:
Conexão automática: 
:: Esqueci minha senha

Compartilhe
 

 Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!

Ir em baixo 
AutorMensagem
piruças

piruças

Número de Mensagens : 587
Localização : Mealhada
Data de inscrição : 19/06/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeTer Set 23, 2008 4:19 pm

Olá a todos,

A pedido de várias "famílias", resolvi abrir este tópico no sentido de abordarmos algumas questões que se pretendem com pneus.

Quais as diferenças entre um pneu reconstruído e recauchutado?

Será um pneu reconstruído muito mais pesado que um pneu novo?

Qual o processo de fabrico destes pneus?

E em termos de segurança?

Pela relação preço/qualidade, compensa comprar um pneu reconstruído em vez de um novo?


Deixo aqui uma série de questões, que provavelmente são comuns a muita gente e certamente haverá neste fórum pessoas com diferente opiniões, mas fundamentalmente com experiências distintas.

CumprimenTTos
Piruças
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
piruças

piruças

Número de Mensagens : 587
Localização : Mealhada
Data de inscrição : 19/06/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeTer Set 23, 2008 4:21 pm

Olá a todos,

Apanhei isto noutro forum, permitindo lançar o desafio:

Existem muitas coisas acerca dos recauchutados e dos reconstruidos que são mitos, não sendo especialista no assunto poderei no entanto acrescentar algumas informações que poderão dissipar uma ou outra confusão:

-Pneu recauchutado é um pneu que apenas leva a banda de rodagem nova, bem diferente duma reconstrução.
-Pneu reconstruido, usa a carcaça do pneu novo para suportar uma nova estrutura exterior, em relação ao recauchutado tem a vantagem de não largar o rasto com tanta facilidade (atenção que até nos novos isso pode acontecer).

Num pneu recauchutado existe uma ligação vulcanizada com união nos topos do novo piso instalado, tal como na colagem das borrachas normais os métodos de colagem quimica tomaram o lugar da vulcanização a quente para reduzir custos e evitar a degradação da carcaça pela acção do calor, no entanto a vulcanização a frio tem um indice de ruptura em quente inferior ao da vulcanização a temperatura elevada.

Os pneus dos aviões são recauchutados a frio, por não terem grandes periodos de solicitação e trabalharem sempre "frios" não existem riscos de separação da banda de rodagem, faz sentido usar borracha reconstruida nesse tipo de uso porque o desgaste é enorme em espaços muito curtos, portanto o argumento que os pneus de avião são reconstruidos para corroborar da fiabilidade das recauchutagens é sustentado por pressupostos pouco válidos para a utilização automóvel.

Os pneus reconstruidos por seu turno recorrem a métodos nalguns casos quase tão evoluidos como os usados na produção de alguns pneus novos, não podemos no entanto ter absoluta segurança numa marca de reconstrução de pneus se ela não tiver boa rep***ção no mercado visto que uma carcaça de pneu ao ser "despida" da sua borracha inicial pode ter muitas surpresas, pode ser encontrado no seu interior desde um rasgo estrutural que deveria inviabilizar o seu uso para nova construção, até aos sinais de desgaste ou abrasão nas telas devidas ao uso com excsso de carga ou pouca pressão na primeira vida do pneu, essas carcassas tambem deveriam ser imediatamente descartadas, porque a industria de reconstrução tem neste momento como maior problema a falta de bases por vezes algumas empresas poderão (não estou a afirmar que o fazem!) aproveitar carcaças que já não estão nas condições ideais.

O peso num pneu reconstruido é sinal do nível de tecnologia usado pela empresa de reconstrução,por norma quanto mais próximo do peso do pneu novo tiver o reconstruido mais elevado o standard de qualidade do reconstrutor, visto que a precisão da grosagem (nome dado ao processo de pelo qual se retira a borracha excedente) é um excelente indicador da evolução da unidade, e quanto mais borracha for tirada maior a precisão e conhecimento das carcaças o reconstrutor tem, por outro lado existem moldes de reconstrução que são muito generosos na sua dimensão, logo acrescentam muito mais borracha à carcaça aumentando assim o peso e a possibilidade de desequilibrio de cada pneu.

Agora que as questões do interior do pneu estão faladas podemos abordar a qualidade da borracha, esta é uma questão muito complexa, enquanto a produção de um pneu novo tem um desenvolvimento pensado integralmente o reconstruido regra geral não leva em linha de conta o tipo de telas existentes no interior do pneu, por isso numa mesma marca e no mesmo tipo de piso podemos ter um pneu ou um jogo de pneus excelente e outros muito maus porque a dureza borracha não "casa" com o tipo de estrutura interior.

As borrachas usadas pelas marcas de topo, que se fazem pagar muito bem pelo seu know-how e desenvolvimento, são invariavelmente paradigmas da duração a par com a aderencia, nas marcas de segundo, terciro e enésimo plano a qualidade da borracha por vezes é mesmo inferior à usada pelos melhores reconstrutores.

Em virtude disto eu tenho a minha opinião acerca de pneus recauchutados, reconstruidos e novos bem definida: Para uso recreativo e com grande risco de perfuração (como no todo-terreno) um pneu reconstruido de qualidade com piso bem desenhado é aceitável, desde que o utilizador esteja consciente das limitações que advêm do uso de pneus mais pesados com menor flexibilidade e eventualmente com dureza de piso mais elevada, para uso transporte de carga aplicados em eixos de rodas duplas os pneus recauchutaos são aceitáveis para usos de curso curto, nesse tipo de utilização, mas tambem nos usos de longo curso, os pneus reconstruidos estão perfeitamente adapatados e são mesmo a opção mais acertada por serem uma forma fiável e económica de diminuir o uso dos recursos naturais, para todos os outros usos que impliquem velocidades elevadas, solicitações extremas de aderencia, de fiabilidade ou de uso em temperaturas elevadas só os pneus novos garantem a performance ideal.


Achei interessante este texto e espero que o Mário (autor deste texto) não leve a mal de o publicar neste forum.

CumprimenTTos
Piruças
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
zeca4x4

zeca4x4

Número de Mensagens : 2273
Idade : 57
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeTer Set 23, 2008 4:35 pm

Normalmente, e porque é a expressão mais usada na giria, uso a expressão recauchutados para denominar os pneus reconstruidos(remold)
A aplicação de banda de rodagem a frio chamava recauchutagem a frio.

Conforme já referi noutro tópico estava convencido que há muito tempo que todos os "recauchutados" para ligeiros eram pneus reconstruidos (remold) e alguns até sob licença de grandes fabricantes de pneus novos.

Depois desta conversa fui verificar o que dizia o fabricante dos que uso e encontrei o seguinte:

QUALIDADE E SEGURANÇA

Existe algo em comum entre o pneu Remold e um pneu recauchutado? São dois produtos completamente diferentes. O pneu Remold, você já sabe: é produzido a partir de estruturas especiais (carcaças)importadas, testadas milimétricamente, utilizando-se tecnologia, máquinas e equipamentos de última geração. O processo consiste em remover a borracha das carcaças selecionadas, de talão a talão, após o que, o pneu é totalmente reconstruído e vulcanizado sem qualquer emenda, proporcionando perfeito balanceamento, apresentação e segurança no uso. Além disso, os pneus RECIP são testados individualmente, em cinco fases de sua fabricação.



De outro fabricante:

A remoldagem de pneus é uma tecnologia de última geração, que nasceu na Itália, em meados dos anos 70, com o intuito de obter um produto competitivo com a indústria de pneumáticos novos, que permite a reconstrução de pneumáticos usados.

Não se trata de recapagem ou recauchutagem, o processo de remoldagem restitui por completo as características essenciais de um pneu novo, permitindo que ele volte ás prateleiras de forma que dispute ao mesmo nível de um pneu nunca rodado.

Além disso, com o grande impacto ambiental que vive o planeta, buscou-se um melhor aproveitamento dos pneus quando chegavam ao fim de sua vida útil, fazendo com que a remoldagem se tornasse uma saída tanto para o meio ambiente, quanto para a economia.


Entrevista no brasil sobre o tema:
http://www.garagemecia.com/2007/08/pneu-remold-com-alessandro-m-dal-ponte.html




Portanto, excluindo os pesados e industriais, que usam a tal recauchutagem a frio para substituição da banda de rodagem estava convencido que todos os modernos já usavam a tecnologia.

O pneu é completamente descascado até à carcassa que seguidamente é usada, tal como acontece no fabrico de um pneu novo, a partir do ponto onde a carcassa entra na linha de produção de pneus novos.

Neste processo uma carcassa usada e verificada é introduzida no molde de injecção e o pneu sai como um novo.

A questão que me levou a escrever estas linhas é que ao tentar pesquisar na net os métodos de fabrico utilizados pelas recauchutagens nacionais não fiquei convencido de que todas estão a usar este processo nos pneus ligeiros e 4x4.

Se algum dos interessados nestas matérias souber algo acerca dos processos de fabrico das recauchutagens mais usadas por cá penso que seria interessante divulgar.

Era bom que pudesse-mos saber quais são os reconstruidos e os que só levaram uma nova banda de rodagem. Se existirem alguns.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
zeca4x4

zeca4x4

Número de Mensagens : 2273
Idade : 57
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQua Set 24, 2008 1:56 pm

Transcrito do site da Seiça - Reconstrução de Pneus:

Seleccionando o processo, segundo critérios pré estabelecidos em função das utilizações finais previstas, as fábricas da Seiça - Reconstrução de Pneus dispõem de tecnologia para operar em três métodos distintos:

Recauchutagem em molde;
no sistema de pré-vulcanizado (a frio);
ou em autoclave com escultura de pisos ou aplicação de bandagens.


Os três processos referidos, bem como o serviço autónomo de reparações, são assistidos por profissionais altamente treinados, por equipamentos tecnologicamente actuais, recorrendo a materiais cuja escolha é sempre baseada em critérios de qualidade e adequabilidade.

Actualmente, a empresa está dotada de meios e tecnologia para executar com elevados padrões de qualidade os trabalhos esquematizados na reconstrução dos seguintes pneus:

Turismo: Reconstrução em Molde Integral e Semi-Integral e Autoclave;

Comerciais: Reconstrução em Molde integral e Semi-Integral, Pré-Vulcanizado com pisos EIB e Dunlop e Autoclave;

Pesados: Reconstrução em Molde integral e Semi-Integral, Pré-Vulcanizado com pisos EIB e Dunlop e Autoclave;

Agrícolas: Reconstrução em Molde Semi-Integral e Autoclave;

Engª Civil: Reconstrução em Molde Semi-Integral, Pré-Vulcanizado e Autoclave;

Bandagens: Autoclave.


Fiquei na mesma , ou ainda mais confuso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
zeca4x4

zeca4x4

Número de Mensagens : 2273
Idade : 57
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQua Set 24, 2008 2:00 pm

Link interessante para o site da Goodyear onde se pode ver o processo de recauchutagem da marca.
Clicando nas várias fases da linha de fabricação sugem caixas com textos explicativos.

http://www.goodyear.com.br/retread/technology.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
Psivitara



Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/11/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQui Nov 27, 2008 6:46 am

Arrow ñ kerendo ser + papista k o papa... lido com carros há mts. anos e conheci/conheço pessoas k trabalham em casas de pneus/jantes e... bem sabemos k se compram pneus a granel e ao preço da "uva", mas uma coisa é certa... é akilo k coloca qq veículo na estrada e a segurança deve estar na ordem do dia... ñ vos parece??? pessoalmente só novos e ñ recomendo a ninguém outra modalidade... lá diz o ditado "kem ñ tem dinheiro ñ tem vicios" saudações Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
piruças

piruças

Número de Mensagens : 587
Localização : Mealhada
Data de inscrição : 19/06/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQui Nov 27, 2008 3:46 pm

Psivitara escreveu:
Arrow ñ kerendo ser + papista k o papa... lido com carros há mts. anos e conheci/conheço pessoas k trabalham em casas de pneus/jantes e... bem sabemos k se compram pneus a granel e ao preço da "uva", mas uma coisa é certa... é akilo k coloca qq veículo na estrada e a segurança deve estar na ordem do dia... ñ vos parece??? pessoalmente só novos e ñ recomendo a ninguém outra modalidade... lá diz o ditado "kem ñ tem dinheiro ñ tem vicios" saudações Smile

Concordo com a opinião de que a segurança deve estar em primeiro lugar. Sem querer ir contra o último comentário, gostaria de colocar aqui umas questões, para "animar" o tópico:

Será que não há pneus reconstruídos seguros?

Porque é que a quase totalidade dos veículos pesados (aqueles que mais km fazem) só utilizam pneus recauchutados?

CumprimenTTos
Piruças
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
zeca4x4

zeca4x4

Número de Mensagens : 2273
Idade : 57
Localização : Lx
Data de inscrição : 20/10/2006

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQui Nov 27, 2008 4:04 pm

Qual é o problema de segurança dos reconstruidos?

É ter amigos que trabalham numa casa de pneus???

Não percebi.

Provávelmente muitos dos que usam pneus reconstruidos terão mais dinheiro que outros que o desperdiçam para exibir marcas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.zeca4x4.no.sapo.pt
Convidado
Convidado



Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeQui Nov 27, 2008 4:30 pm

zeca4x4 escreveu:
Provávelmente muitos dos que usam pneus reconstruidos terão mais dinheiro que outros que o desperdiçam para exibir marcas.
Ou então não lol! lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
FlavioAreias

FlavioAreias

Número de Mensagens : 272
Idade : 35
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 16/07/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeDom Dez 16, 2012 2:35 pm

Fedima sao Reconstruidos ou recauchutados e sao bons... Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
pedro_evil

pedro_evil

Número de Mensagens : 1495
Localização : norte-centro
Data de inscrição : 27/11/2007

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 7:14 am

são , mas eu fiquei decepcionado, os meus teem prai 3 anos , nem isso e estão todos gretados e estalados na borracha do piso, e nem sou de fazer mato , a lateral esta boa, mas o piso todo gretado
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
FlavioAreias

FlavioAreias

Número de Mensagens : 272
Idade : 35
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 16/07/2008

Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 7:18 am

os meus tem 6 anos e tao na mesma.. Razz ja os novos que pus ja vem assim!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!   Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!! Icon_minitime

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Pneus reconstruídos, recauchutados ou novos? Dúvidas!!!
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Jantes com pneus cardado 205/75 R15 com bastante rasto
» PNEUS
» Medida máxima de pneus que caibam num Samurai de origem
» PNEUS 235/75R15 / JANTES 15
» Dúvidas - Descarregando Nimh

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: TÉCNICA :: Automóvel-
Ir para: