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 dêm uma dica se faz favor! =P

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l3runo

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Número de Mensagens : 13
Idade : 34
Data de inscrição : 01/04/2008

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MensagemAssunto: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 1:56 am

Boas, é assim, ao circular com o grand vitara com as 4x4 ligadas nao consigo fazer manobras apertadas.. isto porque o carro literalmente trava, nao anda nem para a frente nem para trás.. tenho de destrocer a direção para que ele possa andar.. isto nao acontece quando circula só com a tração a trás, alguem me pode explicar se isso é normal? eu compreendia que fosse normal se tivesse bloqueios nos diferenciais mas nao acredito que um veiculo destes traga tal coisa de origem, um abraço!
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Traccao Total

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Número de Mensagens : 30
Idade : 49
Localização : Maia
Data de inscrição : 17/01/2008

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 2:22 am

Bom dia;

Isso acontece sempre, ou só em asfalto seco? e no matto também?

Abraço
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 2:32 am

por acaso nao tens os cubos SEcos?
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l3runo

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Número de Mensagens : 13
Idade : 34
Data de inscrição : 01/04/2008

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 4:48 am

boas, nao tenho a certeza se na terra tambem o faz, nunca experimentei, mas calculo que deva fazer ou entao arrasta as rodas, mas só faz isso ligando as 4wd, só com a tração atrás nao faz circula normalmente.. quando aos cubos nao faço a menor ideia, mas ainda na semana passada teve na revisão, só se isso é uma das coisas que nao verificaram.. sinceramente na compreendo...
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lima.joao

lima.joao

Número de Mensagens : 25
Localização : litoral norte
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Abr 18, 2008 9:04 am

A situação que relatas se é em asfalto não deves usar 4H . Isso com as 4H ou 4L bloqueia o dif. central .

Em relação aos diferenciais nem tem bloqueios nem autoblocante.
Em relação ao cubos não tem disso os semi-eixos estão sempre a girar mesmo sem as 4 ligadas isto se for um GV .
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l3runo

l3runo

Número de Mensagens : 13
Idade : 34
Data de inscrição : 01/04/2008

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSab Abr 19, 2008 12:05 am

Obrigado pela informação.. é que o jipe é do meu velho e disseram-lhe para quando chovesse muito para andar com as H4 ligadas porque aquilo era um pouco traiçoeiro, dava muito de rabo, o que eu acho uma parvoeira completa.. mas achei estranho aquilo bloquear porque eu no meu bj40 com o H4 ligado seja terra ou asfalto nao noto diferença nenhuma só no angulo de viragem.. mas nao bloqueia nem nada disso por isso é que ainda pensei que aquilo tivesse autobloqueios sei lá.. lol mas pronto obrigado pela ajuda!
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paulo_ribeiro

paulo_ribeiro

Número de Mensagens : 38
Idade : 30
Localização : Guimaraes
Data de inscrição : 30/10/2009

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Out 30, 2009 9:27 am

Boas, eu tenh um GV e tambem me acontesse isso, manobras apertadas o carro parece que trava e ate da uns solavancos, tanto em piso seco como molhado, seja terra ou asfalto...levei-o á suzuki e eles tiveram a rever o sistema todo, e dizem que esta tudo em ordem e que é normal...se é normal ou nao, nao faço a minima, ate agora nunca tive problemas, mas ja tive um vitara e nunca me aconteceu isso..mas como o carro é sempre assistido na suzuki e eles disseram que é normal siga andar na boa...ate porque quando ando com as 4h ligadas em estrada de asfalto com as primeiras chuvas, porque na realidade o carro alem de fugir de traseira, travar nao é com ele, desligo-as sempre que estaciono....
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pmcb



Número de Mensagens : 9
Data de inscrição : 27/10/2006

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeTer Mar 02, 2010 11:52 am

Isso também me acontecia, mesmo em terra com as 4 ligadas.
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Afonso LJ73



Número de Mensagens : 63
Localização : Valongo
Data de inscrição : 23/09/2010

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeTer Out 19, 2010 12:18 pm

Isso é ABSOLUTAMENTE NORMAL...
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paulino29

paulino29

Número de Mensagens : 241
Idade : 54
Localização : perto de...coimbra. lousã.
Data de inscrição : 25/01/2009

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeTer Out 19, 2010 2:16 pm

boas
como disse o amigo Afonso LJ73, é mais que normal.é mesmo assim .este jipe não tem bloqueio !
nunca se deve conduzir em asfalto com as 4H ou as 4L ligadas . 4H usam-se em piso escorregadio terra, e as 4L usam-se quando ha perigo de atascar em lama, neve ou a subir picadas ou descer... !

cumprimenTTos !
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paulo_ribeiro

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Número de Mensagens : 38
Idade : 30
Localização : Guimaraes
Data de inscrição : 30/10/2009

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSeg Jan 03, 2011 11:04 am

boas

acho que não tem problema conduzir com as 4H ligadas em asfalto molhado, principalmente nas primeiras chuvas, porque o piso é muito escorregadio, na minha opinião, principalmente porque o poder de travagem aumenta substancialmente, ou nao partilham desta opinião?
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don

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Número de Mensagens : 153
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 4:52 am

a utilização das baixas dever restrito a pisos com pouca aderencia (mesmo pouca), no caso do asfalto a utilização das baixas pode estragar a trasmição por excesso de tracção. o meu conselho as 4 baixas só em terra, alcatrão em 2 ou 4 altas.
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Patricio

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 5:57 am

os suzukis não têm diferencial central (ambos os eixos saiem directamente da caixa), pelo que não se deve ulilizar 4H (muito menos 4L) em solos duros (por exemplo asfalto), pois o excesso de atrito pode vir a danificar a caixa de transferencia.


é normal isso acontecer (mas não se deve fazer), só não é normal é os tecnicos da suzuki dizerem que é normal, pois deviam alertar para não se utilizar 4x4 no alcatrão.



Quem não tem cubos automáticos devia colocar, pois é um investimento de 80€ mas poupa material e combustivel


PS: ha varios jipes que têm diferencial central, esses sim, podem usar as 4x4 sempre (mas sem o bloqueio ligado, se não fica como os nossos zukis). Por exemplo os LR que sao integrais.


Última edição por Patricio em Sex Jan 07, 2011 8:39 am, editado 1 vez(es)
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paulo_ribeiro

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Localização : Guimaraes
Data de inscrição : 30/10/2009

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 6:21 am

o meu jipe sempre foi assistido na suzuki de Guimarães, neste caso Guimadiesel, e o que os técnicos da suzuki dizem é que, é normal o jipe dar "solavancos" quando se vira a direcção totalmente e quando as 4H estão ligadas...em relação a não utilizar as 4H no asfalto, nunca me alertaram para tal...mas o pessoal vem aqui para o forum é para discutir ideias e, fundamentalmente aprender uns com os outros Very Happy
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 7:48 am

paulo_ribeiro escreveu:
o meu jipe sempre foi assistido na suzuki de Guimarães, neste caso Guimadiesel, e o que os técnicos da suzuki dizem é que, é normal o jipe dar "solavancos" quando se vira a direcção totalmente e quando as 4H estão ligadas...em relação a não utilizar as 4H no asfalto, nunca me alertaram para tal...mas o pessoal vem aqui para o forum é para discutir ideias e, fundamentalmente aprender uns com os outros Very Happy

A explicação do fenónemo é simples, ora vejamos...

o motor injecta binário na caixa de transferencias com uma determinada rotaçao, essa rotação é alterada na caixa de transferencias (consoante a desmultiplicação da mesma) e depois pode sair de duas formas diferentes:
2H - a rotação é transferida só para o veio de transmissão traseiro e o veio de transmissão dianteiro fica solto
4H/L - a rotação é transferida para o veio dianteiro e traseiro sem qualquer tipo de diferencial.

considerando um grau de abstracção alto, podemos imaginar que quando estamos em 4H/L temos basicamente um eixo que liga o diferencial de trás ao da frente e que no meio tem uma roda dentada que recebe a rotação do motor.

agora vamos cá ver...

considerando que nao temos diferenciais, e que desmultiplicação do eixo traseiro é igual ao do eixo dianteiro, por cada volta que dermos a uma das rodas traseiras, as rodas dianteiras vão dar uma volta.

Agora vamos introduzir os diferenciaais no sistema...

Quando circulamos coma direcção a direito, as rodas de trás e da frente rodam com a mesma velocidade angular, ou seja, o nosso veio vai trabalhar perfeitamente!

Se virarmos a direcção o que vai acontecer é que cada uma das rodas vai ter rotações diferentes, no entanto a rotação do eixo à saida do diferencial traseiro não corresponde à rotação do eixo no diferencial dianteiro. Por esta razão vai ser gerada uma torção no eixo que une os diferenciais.

PAra que o carro se consiga movimentar tem de existir um elemento a ceder e esse elemento normalmente são os pneus (em alcatrão o carro trava até a borracha escorregar, em piso "mole" o pneu desliza).

O problema é que com o uso as peças vão ganhando desgaste e o elo mais fraco pode deixar de ser os pneus, passando a estar em risco as cruzetas, os carretos da cx de transferencias, o pinhão e planetários dos diferenciais e os cubos.

É normal ouvirmos (principalmente da boca de 'espertos') o conselho de em chuva usar a tracção integral, mas a esses eu só questiono se tinham a coragem de, num carro com bloqueio à caixa, andar em estrada com o bloqueio ligado... grande parte vai-vos chamar malucos!!!


O único conselho que dou para condução em chuva é CUIDADO! Afinal de contas os nossos carros, como tantos outros, é de tracção traseira e para o conduzir basta habituação e cuidado!




Outro exemplo deste "problema" é um carro que circule com medida de pneus diferente entre eixos. eu no meu carro, se deixar os 235/75 num eixo e colocar os 205/70 no outro, ao ligar a tracção as 4 ele vai ficar 'pseudo' travado!
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paulo_ribeiro

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 9:04 am

coolmike obrigado pela explicaçao.


eu nunca disse o contrario, so estou a afirmar que na suzuki nunca me alertaram para NAO andar com as 4H em piso molhado...o piso molhado é escorregadio, isto ninguem pode negar.......

ter cuidado com os nossos carros(jipes) é fundamental para nao ter nenhum acidente, tem um comportamento totalmente diferente de um carro normal, devido ao centro de gravidade estar muito mais alto, suspensoes muito mais moles, etc mas isto são questoes que nao sao para aqui chamadas, ou pelo menos neste topico...

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 9:25 am

Se achas os nossos carros perigosos... experimenta conduzir pickups ou carrinhas compridas de carga (estilo sprinters, transit's etc)
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pedro_evil

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 9:33 am

o coolmike disse tudo, e o paulo ribeiro em parte tambem... tem-se que tem uma condução diferente , devido ao tipo de carro, logico que os gajos na suzuki não dizem nnão, porque não pescam nada, ou porque tambem lhes interessa meter peças , lembro-me que o gajo do concesionario que vendeu o meu, disse isso, pra chuva e tal, meter 4 , que não fazia mal nenhum, depois quando se tem os problemas é que se nota, e carro só com tração traseira , não andam a chuva ? bmw, mercedes, pickups, vans de trabalho ? tem é que ter cuidado a conduzir com a tração traseira, e uma coisa que ajuda muito é uns pneus competentes... eu quando tinha os bridgestone de origem era um perigo, os BF long trail que é só de estrada , era outro perigo, meti uns mistos, nem metade das fugidelas, só mesmo se apertar com ele
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paulo_ribeiro

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Idade : 30
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeSex Jan 07, 2011 9:50 am

eu comparei os nossos jipes a carros normais...ja conduzi alguns dos que mencionaste e tambem sao perigosos, na minha opiniao todos os automoveis sao perigosos, temos é de ter essa noçao, mas principalmente as limitações do veiculo...

a partir do momento em que aprendi aqui que andar com o jipe em asfalto com as 4H danifica nunca mais faço....mas na suzuki ja vao ouvir, porque tenho " a vontade " para tal...é que como eu, muita gente anda a ser "enganada"...

por acaso em relaçao aos pneus, tenho sempre em atençao usar bons pneus, não sao o topo mas tambem nao sao fracos, neste momento tenho Pirelli Scorpio STR, em asfalto agarram muito bem, mas em monte coitadinhos Sad
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J. VITARA



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Idade : 46
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeDom Jan 09, 2011 12:45 am

Eu só uso as 4 quando ele me pedir.
Quando saio do alcatrao e entro em terra batida se ele estiver a andar bem eu deixo-o ir.
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Patricio

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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitimeDom Jan 09, 2011 12:35 pm

J. VITARA escreveu:
Eu só uso as 4 quando ele me pedir.
Quando saio do alcatrao e entro em terra batida se ele estiver a andar bem eu deixo-o ir.

é como eu...

alias, as 4H não me lembro da ultima vez que as usei.

se ando no monte e as 2H não são suficientes, acho que as 4H poucos vão ajudar, meto logo 2H... Prefiro andar em 3ª ou 4ª com 4L do que em 1ª de 4H. A condução é mais confortável e poupa-se a embraiagem.
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MensagemAssunto: Re: dêm uma dica se faz favor! =P   dêm uma dica se faz favor! =P Icon_minitime

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